Perguntas frequentes



01. As vossas casas são modulares?
 
De momento não possuímos nenhum modelo modular, contudo a New Edge está a desenvolver uma linha de casas modulares que disponibilizará logo que possível para consulta dos nossos clientes. Todavia possuímos alguns modelos que poderão colmatar as suas necessidades, sendo perfeitamente personalizáveis para que se adequem a todas as suas necessidades e gostos pessoais.
 
02. O que é uma casa modular?
 
O conceito de casa modular consiste no desenvolvimento de modelos arquitetónicos que são previamente pensados para serem agrupados e fixados consoante as necessidades do cliente. Pode começar por implementar um módulo tipo T1 e quando as suas necessidades assim o exigirem poderá acrescentar um novo modulo com a configuração que pretender. 

Relativamente à produção deste tipo de casas, geralmente o conceito mais comum é a sua construção total em fábrica e implementação no local já quase finalizada, sendo fabricada com dimensões limitadas devido à necessidade de transporte. No entanto também é possível contruir a casa no local por painéis pré-fabricados tornando muito mais fácil a logística do transporte, enquanto a arquitetura continua a ter como base o conceito modular.   

Ao contrário de uma casa tradicional, que é desenvolvida desde a raiz no próprio terreno de construção, as casas modulares constituem, primordialmente num trabalho de fábrica como descrito anteriormente, no entanto, estas construções comportam consigo diversas vantagens passíveis de justificar a sua escolha como alternativa a uma casa de carácter mais tradicional. 
 
03. Como é que as vossas casas são construídas?

Tendo em conta que o nosso principal sistema construtivo é o CLT (Cross Laminated Timber), a construção é feita por painéis montados no local da obra. O tempo de construção é muito reduzido sendo que o painel já vem devidamente preparados de fábrica. Trata-se de uma construção seca, rápida e limpa.

Quanto às fundações, depende muito das condições do terreno onde vai ser implementado o edifício. 
 
04. O que é o CLT (Cross Laminated Timber)?

Consulte a nossa página aqui.
 
 
05. Que madeira é utilizada no CLT?

A madeira utilizada nestes painéis é proveniente das florestas do norte da Europa, onde as árvores crescem muito mais lentamente devido ao clima frio, tornando a madeira mais densa, dura e resistente. A madeira é o material de eleição mais natural e seguro nos países do norte europeu sendo que as florestas são certificadas e sustentáveis. 

Em Portugal existem alguns tipos de madeira passíveis de serem utilizadas neste sistema também, cujas características não ficam aquém, no entanto o CLT é um sistema muito recente no nosso país e por isso não existe produção de CLT em Portugal.
 
06. Porquê a madeira?

Porque a madeira é uma matéria prima natural, flexível e muito resistente quando comparado o seu peso com a sua capacidade estrutural. Como matéria prima natural é reciclável, reutilizável, durável e muito versátil em diversas soluções.

Relativamente à estética é considerado um dos materiais mais nobres usados na construção, devido à sua beleza natural.
Uma das vantagens da madeira é ser um material totalmente reciclável e sustentável, em que o custo de extração e transformação é muito menor face aos materiais mais comuns, para além disso é completamente ecológico, não produz desperdícios e toda a matéria-prima tem aplicação na construção de novos elementos.
 
07. Quanto tempo demora a construir a minha casa?

O tempo de execução de uma casa de madeira depende de alguns fatores e das fases pelo qual o processo tem de passar: Fase de Projeto, aprovação do projeto e construção da casa. 

A fase de projeto irá depender do tempo necessário para que seja definida a solução arquitetónica que mais se adequa ao seu caso e aquela que mais lhe agrada tendo em conta as condicionantes do terreno.

A aprovação do projeto depende do tempo que as entidades competentes (Câmara Municipal e outras entidades se se aplicar) demoram a aprovar a arquitetura e respetivos projetos de especialidades ou outros projetos necessários.
Após a aprovação do projeto e aquando da concessão de alvará de construção, dar-se-á início à fase de construção/ montagem da casa no local.

O tempo que demora esta fase depende da solução arquitetónica, mas poderá ser de 1 mês até 3 meses (em média) no local de obra.
 
 
 
subscreva a nossa newsletter
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
notícias
20 nov 2019
CONSTRUÇÃO MODULAR
A construção modular é um processo no qual um edifício é construído externamente, sob condições controladas da planta, usando os mesmos materiais e projetando os mesmos códigos e padrões das instalações construídas convencionalmente - mas em cerca de metade do tempo. Os edifícios são planeados e produzidos em "módulos" que, quando montados no local, refletem a intenção e as especificações idênticas do projeto no seu todo das instalações mais sofisticadas construídas no local - sem compromisso.
vila franca de xira | portugal
Site by bomsite.com