Cross Laminated Timber

 

Como construimos com CLT?

 
Dispomos de vários tipos de parede de modo a responder a todo tipo de soluções de projeto. Cada tipo de parede é estruturado pela parede maciça de CLT e composta por camadas interiores e exteriores de modo a ser obtido o aspeto final desejado, bem como responder às exigências térmicas e acústicas.
 
O método construtivo irá depender das preferências do cliente, da região geográfica em que se irá construir entre outros fatores que conduzirão ao resultado final.
 

Em baixo apresentamos alguns tipos de parede mais comuns.

 

 



PAREDE 1

Estrutura: CLT
Revestimento interior: Isolamento térmico-acústico mineral, revestimento com OSB ou Gesso Acartonado.
Revestimento Exterior: Isolamento térmico mineral ou derivado da madeira, revestimento final com ETICs.  
 
 


PAREDE 2

Estrutura: CLT
Revestimento interior: CLT à "vista"
Revestimento Exterior: Duplo isolamento térmico-acústico mineral ou derivado da madeira, fachada ventilada e revestimento final com régua de madeira. 
 
 
 


PAREDE 3

Estrutura: CLT
Revestimento interior: CLT à "vista"
Revestimento Exterior: Duplo isolamento térmico-acústico mineral ou derivado da madeira, fachada ventilada e revestimento final com Viroc, Alucubond ou painéis semelhantes.
 
 
 
 
 
ESCOLHA A SUA MODALIDADE...

Disponibilizamos várias modalidades para que se adequem a particulares
e empresas que tenham pretendam complementar o seu método construtivo. 
 

ESTRUTURA

Fornecemos e montamos a estrutura em CLT, incluindo paredes exteriores, interiores e cobertura. As restantes fases da construção ficarão a seu cargo.
 

MODO INTERMÉDIO

Além de fornecermos e montarmos a estrutura em CLT também executamos os isolamentos, revestimentos interiores e exteriores. Nesta modalidade é possível incluir ou excluir quais os serviços a executar.
As restantes fases da construção ficam a seu cargo.

CHAVE NA MÃO

Você apenas dará as diretrizes daquilo que pretende. O resto é connosco! Desde a conceção do projeto, licenciamento, até ao dia que lhe entregamos a chave da sua nova casa.
 
 
 

 

Acerca do CROSS LAMINATED TIMBER...
 

O que é?
 

Inserido no contexto das construções leves, o CLT surgiu na Áustria há cerca de 20 anos e desde então é um dos métodos construtivos mais usados no país. Constitui um sistema construtivo de excelência, sendo um dos melhores métodos construtivos em madeira a nível mundial, sendo já considerado o sistema construtivo do futuro pelas suas características ímpares. 
 
Os painéis de CLT são produzidos em fábrica com várias camadas cruzadas e coladas em que o resultado final são painéis maciços de madeira. Apresentam uma enorme capacidade estrutural, resistência ao fogo, excelente desempenho térmico, desempenho sísmico exemplar e excelente comportamento acústico, para além das características da madeira que são já sobejamente conhecidas.
 
Os painéis podem ser usados isoladamente ou combinados com outros materiais formando sistemas de construção diferentes capazes de responder a todo o tipo de soluções e gostos estéticos.

 
VANTAGENS
 
 
1. VARIEDADE DE OPÇÕES CONSTRUTIVAS
 
 Uma vez que os painéis de CLT são autoportantes permitem uma grande versatilidade na construção. Devido à sua alta resistência mecânica, possibilita a criação de vãos com grandes dimensões permitindo que as soluções sejam criativas e contemporâneas.
 
2. CONSTRUÇÃO LEVE
 
Com CLT a construção é enquadrada no contexto das construções leves, sendo que o seu peso por m3 ronda os 500kg. Comparado com os 2500kg/m3 do betão e com os 7000kg/m3 do aço conclui-se que de facto o CLT apresenta uma mais valia relativamente à sua leveza.
 
3. RAPIDEZ DE MONTAGEM

Graças ao planeamento prévio que é feito ainda em projeto é possível fabricar os painéis para serem montados no local sem que haja margem de erro, tornando a construção muito rápida para além de que os restantes elementos também podem começar a ser preparados para serem montados no local, como revestimentos, portas, janelas, mobiliários, etc.
Desta forma, sendo a montagem muito rápida e não havendo desperdícios, o impacto ambiental é reduzido bem como o impacto acústico.
 
4. CONSTRUÇÃO SECA
 
Com este tipo de construção não existem tempos de secagem, pois os painéis vêm prontos a serem montados. Portanto, o consumo de água em obra é quase nulo.
 
5. CAPACIDADE HIGROMÉTRICA VS SAÚDE
 
Uma das grandes vantagens da utilização da madeira nas edificações é a sua capacidade higroscópica, ou seja, a madeira absorve e liberta humidade do ambiente consoante a humidade no interior das edificações. Assim, são evitados problemas do foro respiratório e alergénico, bem como são também evitados problemas com bolores ou bafio. 
 
6. SUSTENTÁVEL E COM PEGADA ECOLÓGICA MÍNIMA
 
A madeira é um material que reúne todas as características pelas quais é utilizada de forma natural, sem que haja necessidade de grande transformação. Ela é colhida, serrada e colada para a execução de painéis de CLT. Desta forma a energia desperdiçada na produção dos painéis é muito reduzida. Para além disso, uma boa gestão de florestas faz com que a obtenção deste material seja infinita, desde que haja reflorestação e colheitas controladas. E no final do tempo de vida da habitação a madeira ainda poderá ser reutilizada.

 

7. REDUÇÃO DE ENERGIA
 
Devido à sua baixa condutibilidade térmica, a madeira permite manter as temperaturas interiores sendo que a perda e o ganho de calor são muito lentos. Permite-nos assim reduzir a necessidade de aquecimento e arrefecimento dos ambientes.
 
8. DURABILIDADE
 
Sabemos que a madeira é um material milenar e que a sua durabilidade vai para além dos anos que um ser humano possa de viver. O CLT, por sua vez reúne ainda a característica de ser colado por camadas cruzadas o que se retrai o “trabalhar” da madeira, fazendo com que o painel se mantenha intacto durante anos.
 
9. CONFORTO 
 
O conforto interior de viver numa casa de madeira com painéis de CLT é inquestionável, pela sua capacidade higrométrica, apontada anteriormente, pela capacidade de isolamento termo-acústica e ainda pelas trocas bioquímicas que acontecem tendo em conta que a madeira continua viva mesmo depois de colhida.

 

subscreva a nossa newsletter
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
notícias
20 nov 2019
CONSTRUÇÃO MODULAR
A construção modular é um processo no qual um edifício é construído externamente, sob condições controladas da planta, usando os mesmos materiais e projetando os mesmos códigos e padrões das instalações construídas convencionalmente - mas em cerca de metade do tempo. Os edifícios são planeados e produzidos em "módulos" que, quando montados no local, refletem a intenção e as especificações idênticas do projeto no seu todo das instalações mais sofisticadas construídas no local - sem compromisso.
vila franca de xira | portugal
Site by bomsite.com