A VERDADE CHOCANTE SOBRE O CLT


A madeira lamelada cruzada (clt) é um produto de madeira maciço com excelentes capacidades estruturais.

Na última década, vimos este produto crescer e nos últimos dois anos, afirmou substituir o betão para a construção de prédios altos.
Acreditamos que o CLT merece mais atenção ... por isso tivemos uma conversa com Juha Virta, CEO e proprietário da "Oy CrossLam Kuhmo" na Finlândia.

O que segue é a entrevista com Juha.
 
Perguntas de Tiit Sild.
Créditos das fotos: Oy CrossLam Kuhmo.


__________

ENTREVISTA A JUHA VIRTA


 

Estamos a viver num ambiente onde as pessoas têm mais doenças que não são facilmente diagnosticadas; por exemplo, diferentes doenças respiratórias, doenças autoimunes, alergias diferentes, etc.
 
Uma casa em CLT é um pouco semelhante à antiga casa de troncos, trazendo-nos de volta às nossas raízes. A madeira é um material que usamos há séculos - sabemos como funciona e realmente estamos acostumados a viver nesse tipo de construção.

 
Há algum benefício para a saúde em morar numa casa de painéis de madeira?
 
Juha Virta: “É claro, há tantos benefícios para a saúde em morar numa casa de CLT quanto em morar numa casa de toros. Vários estudos recentes provaram esses benefícios.
Embora nem todos os estudos estejam concluídos, eles já afirmaram que vivem num ambiente com muitas superfícies naturais de madeira. Traz os seguintes benefícios para o estado de espírito: Os níveis de stresse são reduzidos, a capacidade de concentração é melhorada e a pressão sanguínea diminui.
Em geral a madeira saudável e a madeira de coníferas, em particular, contém substâncias antibacterianas que reduzem a probabilidade de contrair doenças. Mais estudos são necessários para melhor especificar os efeitos.
Como a madeira também funciona como um estabilizador da humidade ao absorver e libertar a humidade, as condições internas são mais confortáveis e propensas a reduzir problemas com asma e outras doenças respiratórias.”
 
Oy CrossLam Kuhmo tem apenas 4 anos e é considerada a mais antiga fábrica do CLT na Finlândia. Pode falar-nos um pouco sobre o histórico da sua fábrica e de você mesmo?

Juha Virta: “Bem, nós fomos a primeira fábrica do CLT na Finlândia e, portanto, somos os mais antigos também. Embora tenha sido uma tarefa realmente desafiadora, chegar até onde chegámos, também foi gratificante. Ser o primeiro nunca é fácil. Embora o CLT já tivesse sido importado para a Finlândia há alguns anos, ainda era um produto de construção desconhecido fora do oleoduto dos importadores.
 
Tivemos que batalhar muito para tornar o produto e seus benefícios conhecidos. Eu trabalhei com madeira durante 25 anos, e grande parte nas vendas de exportação tinham como base a Inglaterra. Aprendi sobre o CLT durante esses anos e presumi que o CLT seria um produto natural para a Finlândia. Na minha cidade natal, Kuhmo, havia um centro de treinos em desenvolvimento que tinha maquinária adequada para a produção de CLT, embora fosse muito pouco usado. Isso desencadeou a ideia de iniciar a produção em Kuhmo. Dezoito meses antes disso, eu tinha-me reformado antecipadamente do meu trabalho de marketing, então tive tempo e energia para recomeçar este projeto. Se fosse agora, e conhecendo a luta, pensaria duas vezes!
 

A tecnologia CLT é bastante nova, sendo inicialmente desenvolvida e usada na Áustria no início dos anos 90 e depois na Alemanha. Nos anos 2000, esta tecnologia viu um uso muito mais amplo na Europa. Muitos tipos de construção, como prédios de apartamentos e residências unifamiliares, foram construídos desde então.”

O que é o CLT? 
Como os elementos pré-fabricados do CLT diferem dos tradicionais painéis pré-fabricados? Quais são as vantagens?
 
Juha Virta: “O CLT é um produto relativamente simples de se fazer. O problema é, em muitos aspetos, a precisão do mesmo e o nível de processamento necessário para realizar plenamente seus benefícios, embora, ao atender os padrões corretos, a pré-fabricação se torne muito rápida e eficiente. Conseguir uma casa de família privada da fundação ao teto pode ser feito em um dia, então o processo é muito rápido. Com essa precisão em conexões e juntas, uma estrutura muito hermética pode ser obtida com uma boa economia de energia como consequência.

 

O CLT é um produto de madeira natural, pelo que pode ser deixado visível no interior, criando impressionantes superfícies de madeira.
Em prédios altos, sua força e rigidez permitem a utilização de vários métodos de construção. Sendo um produto de construção estrutural, cada variação de estrutura e espessura de CLT tem uma resistência específica. Isso também significa que não são necessárias estruturas adicionais de aço ou betão na construção de prédios altos.

O método de construção mais avançado é o edifício modular. Os apartamentos prontos para ocupar estão a ser fabricados em condições de fábrica, com aquecimento, casas de banho, cozinhas e superfícies acabadas, todos montados antes do transporte para o canteiro de obras. Isso é possível, e até relativamente fácil, devido à rigidez do CLT, reduzindo enormemente o tempo de construção em até 50%.”

 


Escola Primária de Tupala e Creche por ALT Architects. Foto de Ville-Pekka Ikola


Ouvi dizer que os painéis do CLT são o betão do futuro. Você concorda com essa afirmação?

Pode, por favor, explicar o que significa?
 
Juha Virta: "O CLT é de facto o betão do futuro e do presente. Porquê futuro? Porque ainda é necessário muito trabalho para obter todo o processo e a logística que envolve o processo, desenvolvida para apontar onde eles têm as mesmas eficiências de velocidade e custo que os métodos mais convencionais, como betão e construção em aço.
O volume ainda não está no nível necessário para isso, pelo menos não na Finlândia.
 
A suposição geral é que quando mais de 10% dos novos edifícios de vários andares usarem o CLT, estaremos muito próximos disso. Porquê comparar e por que devemos usar o CLT em vez do betão? Todos nós sabemos que as emissões de carbono devem ser reduzidas para proteger nosso planeta e a civilização. A maior indústria isolada que cria emissões de carbono é a indústria do betão, que produz cerca de 5% das emissões globais, ou seja, mais do que o tráfego.
 
A Madeira e o CLT, em comparação, são feitos a partir de recursos renováveis que absorvem CO2. No CLT, o carbono está ligado ao produto durante toda a vida útil do edifício. No fim de sua vida, ainda existem várias maneiras de reciclá-lo. Essa é uma grande razão pela qual o betão será substituído pelo CLT cada vez mais. Algumas outras razões já foram mencionadas.

Ouvi dizer que o CLT também está a ganhar popularidade entre as pessoas que planeiam novas casas familiares."
 

Quais tipos de construção são os painéis CLT mais utilizados atualmente?
 
Juha Virta: "Em casas particulares, os usos diferem muito. Uma casa pode ser construída de forma semelhante a outras casas pré-fabricadas, onde os elementos de parede são pré-fabricados em condições de fábrica para ter paredes quase acabadas com janelas, portas e isolamento, bem como ter revestimento exterior no local. Outra alternativa é construir a casa no local. Nesse caso, os elementos CLT são erguidos e conectados separadamente para criar estrutura com o telhado colocado em cima disso. O restante do trabalho continua protegido contra os elementos.

Um método é usar paredes de madeira maciças, onde o CLT é suficientemente espesso para também fornecer o isolamento térmico necessário. Eles são semelhantes a casas de toros a esse respeito. O que é comum a tudo isso é que são projetos individuais de arquitetos. Pelo menos na Finlândia, os fabricantes de residências ainda não recorreram ao CLT, pois os processos que utilizam não são voltados para a sua utilização.
 
Ao olhar apenas para a estrutura da parede, incluindo o nível e as propriedades de isolamento exigidos, o CLT torna a estrutura mais cara."
 
Você já construiu módulos usando o CLT?
 
Juha Virta: "Pouco mais de um ano depois de começarmos a Crosslam, também fundámos uma empresa chamada Elementti Sampo, especializada na construção de prédios de apartamentos modulares que estão prontos para serem transferidos quando saírem da fábrica.
 
Assim como o Crosslam, também foi um trabalho árduo, comprovando a qualidade e confiabilidade da fabricação. Tudo o que agora é alcançado e este ano cerca de 300 módulos foram entregues em vários locais de construção em todas as partes da Finlândia."
 

 

E quanto à qualidade geral de seus produtos? Pode-se deixar painéis CLT abertos no interior? Em caso afirmativo, quais são as melhores ou mais comuns opções de acabamento de fora para painéis CLT?
 
Juha Virta: "O facto de o CLT poder ser deixado à vista é um dos seus maiores pontos de venda.
Há alguns anos, tivemos uma série de 10 programas de TV nos quais as casas em CLT foram construídas para celebridades finlandesas.
Além dos benefícios ambientais, o aspeto mais significativo foram as grandes superfícies à vista. A madeira traz as suas próprias razões para deixá-la visível, como a estrutura de grãos, nós e assim por diante.
 

Quando fazemos superfícies visíveis com o Crosslam CLT, escolhemos especificamente madeira que tenha qualidades adequadas para isso. Para manutenção e limpeza, é melhor tratar ou terminar a superfície, por exemplo usando uma cera, laca ou tinta que não esconda a beleza da madeira."


E quanto à segurança contra incêndios?
De que forma a construção em CLT se compara com à de pedra e outros tipos de construções de madeira?

Juha Virta: "O CLT não se queima sozinho, da mesma forma que se você tentar acender um único pedaço de madeira ele não continuará queimando. Num infeliz acontecimento em que haja um incêndio, ele deverá ter começado de outro material, como tecidos.

Na Finlândia, todos os edifícios com mais de dois andares devem ter um sistema de Sprinklers instalado - isso salvará vidas em incidentes como esse. Infelizmente, isso não é obrigatório em habitações de betão ou aço.
 
Ao serem construídos prédios altos, é necessário um certo tempo de resistência ao fogo. Nos edifícios CLT, a resistência ao fogo é fortalecida pelo facto de que a queima de madeira produz carvão na superfície, o que reduz rapidamente a velocidade com que a madeira queima."
 
Como é que a eletricidade é normalmente fornecida nas residências do CLT?
Todos os detalhes são executados na fábrica (com CNC) de acordo com o projeto, ou é possível fazer alterações in situ?
 
Juha Virta: "Uma das vantagens do CLT é a pré-fabricação. Isso deixa muito menos trabalho a ser feito no local, onde as condições muitas vezes não são tão boas. Independentemente de como você usa o CLT, todos os furos, ranhuras e pontos de conexão são melhor feitos com uma máquina CNC na fábrica do CLT. Isso inclui não apenas a eletricidade, mas também a tubulação, como encanamento e aquecimento, ventilação, etc. No entanto, se forem necessárias mudanças, sendo madeira, essas alterações são fáceis de fazer usando ferramentas manuais"

Quantas histórias as casas do CLT podem ter? Quais são os edifícios mais altos do CLT?

Juha Virta: "Não há limite específico para o número de histórias que podem ser construídas com o CLT, mas sim, a praticidade prevalece. Quanto mais alta a casa, mais requisitos de estabilização entram em vigor e combinações ou soluções híbridas se tornam mais prováveis. Até hoje, os prédios mais altos em CLT têm 14 andares, embora também existam projetos para os mais altos."

O que poderia ser o futuro do CLT? Agora, a maior desvantagem é que o isolamento extra precisa ser adicionado.
O isolamento poderia ser laminado no elemento no futuro?

Juha Virta: "Eu não vejo isso como uma desvantagem - todas as estruturas tendem a precisar de isolamento extra. Mas como você disse, a menos que você use CLT muito grosso, o isolamento adicional ainda é necessário. A desvantagem vem do fato de que o CLT é um pouco mais caro do que outros produtos estruturais.
 
Essa diferença pode ser eliminada por outras propriedades do CLT, como o facto de você não precisar de vedação adicional à humidade (o CLT é hermético por conta própria), a rigidez do produto (que facilita o manuseio), a velocidade de construção e as superfícies à vista, para mencionar apenas alguns. 

Observar apenas a necessidade de isolamento significa que você está perdendo outros aspetos do custo total. No que diz respeito à sua questão de adicionar isolamento durante o processo de fabricação, sim, é possível. O isolamento rígido pode ser adicionado a uma estrutura em CLT. Nós fizemos nossos próprios testes também. No entanto, devido às diferentes propriedades do isolamento, ele ainda precisa ser feito como um processo separado e se torna bastante caro. O processamento de CNC também é um pouco mais difícil e desperdiça algum isolamento."
 
A madeira é um recurso renovável. E quanto ao aspeto ecológico do CLT? 
Por exemplo, que tipo de cola é normalmente usado para laminação?
 
Juha Virta: "Usamos cola de poliuretano porque não tem emissões nocivas e tem o certificado M1 "sem emissão". A madeira que usamos vem de fontes renováveis certificadas pelo PEFC. No futuro, também pode ser possível usar colas à base de madeira, mas isso pode mudar alguns dos aspetos benéficos do nosso CLT."
 
 
 
Você pode dar alguns exemplos de habitações em CLT que ajudou a construir e dos quais realmente tem orgulho?

Juha Virta: "Nós fizemos casas para duas exposições habitacionais, ambas as quais estavam entre as casas mais populares visitadas. Também fizemos três das quatro casas para o programa de TV Laurin Talot, que eram realmente populares. Fazemos agora parte da história de sucesso da Element Sampo, que é a primeira fábrica do módulo CLT deste tipo. 

Sem ser habitação, no ano passado, terminamos a primeira escola do CLT na Finlândia, em Kuhmo, que recebeu um interesse sem precedentes não apenas na Finlândia, mas também de visitantes de vários países da Europa e do Extremo Oriente. A escola também esteve entre os cinco últimos candidatos para o prêmio de arquitetura finlandesa este ano."

Quantas pessoas trabalham para a Oy CrossLam Kuhmo Ltd.? Quantos edifícios do CLT sua fábrica produziu?

Juha Virta: "Somos 21 pessoas no momento e meus dedos e dedos não são suficientes para contar o número de casas construídas com o nosso CLT. Dezenas deles todos os anos, além de apartamentos e prédios públicos."

Alguém precisa de habilidades específicas para fazer bons projetos em CLT?
Os arquitetos de hoje estão geralmente interessados no assunto e dispostos a aprender essas habilidades?

Juha Virta: "O CLT é um produto específico com propriedades técnicas específicas. Portanto, quem faz projetos estruturais para este material precisa ser qualificado e entender os detalhes. Os arquitetos estão interessados em aprender mais sobre o CLT e também foram os primeiros a promovê-la. Ainda estão em falta técnicos para criar projetos estruturais, já que também estamos a perder empresas de construção para se comprometer com o desenvolvimento da indústria.
 
Nesta área, ainda temos muito trabalho a fazer. A educação relacionada ao projeto estrutural em madeira tem sido bastante pobre. Infelizmente, antes do CLT desafiar o status quo, a madeira era considerada adequada apenas para 1 ou 2 andares."

Você mora numa casa de CLT?

Juha Virta: "Infelizmente eu não construí nenhuma das casas em que morei, a maioria delas é mais velha que a história do CLT. Se eu fosse construir uma casa, certamente escolheria este material. O CLT pode fornecer todas as características que eu precisaria na minha nova casa, não menos que o ponto de vista ambiental."
 

 
_______
Artigo traduzido para português.
 
vila franca de xira | portugal
Site by bomsite.com